quarta-feira, 3 de março de 2010

As piores situações para quem está acima do peso

Escrever esse blog está me fazendo refletir muito sobre a minha condição de alguém que precisa emagrecer.

Hoje, no ônibus, vendo uma mulher gordíssima atarracada na roleta, fiquei pensando em alguma situações em que a gente realmente odeia estar acima do peso.

- A primeira delas, é essa que já citei. Ninguém merece não passar na roleta, não é mesmo? É preferível assumir a gordura, aproveitar o direito adquirido e ficar bem quietinho num dos bancos da frente...

- Outra, é tentar comprar roupas nas lojas em que as vendedoras são quase exclusivas e querem vender a qualquer custo. É sempre assim: vc vai e experimenta as roupinhas da moda (só para não dizer que nunca vestiu algo na moda). Se tem bom senso, logo vê que o modelito ficou uma droga, mas tem que ouvir a vendedora insistindo em dizer que "vestiu superbem!!! Ficou lindo em você!!". Dá vontade de matar a danada mentirosa.

- Eventualmente, passar pelo constrangimento de esbarrar o quadrilzão em alguém. Sabe aqueles lugares apertadinhos, como entre um banco e outro do ônibus, no cinema, ou mesmo no local de trabalho (como o meu), onde o espaço entre as mesas e pequeno? Pois é! A gente acha que vai dar para se esquivar, ensaia o maior jogo de cintura, dá até um rebolado e acaba desequilibrando alguém, já que o nosso volume é sempre desproporcional ao espaço. Quem está sentadinho fica pensando: lá vem a cadeiruda!!!

- Ter que passar um tempão comendo só coisas light e diet. Eu diria que isso é um verdadeiro pecado. Nos dias quentes, vá lá. Dá pra comer muita salada sem reclamar. Mas num dia chuvoso como o de hoje, a gente precisa do afago de uma comida quentinha e sempre mais calórica que o recomendado para quem está de dieta. Mineiríssima que sou, adoraria bater um pratão de arroz com feijão, angu e quiabo com costelinha. Huummm!!! Deixa eu sonhar...

- Botar biquini na praia mas ficar o tempo todo de canga, principalmente nas fotos. A gente quer mostrar que curtiu as férias, que esteve num lugar lindo e maravilhoso mas, infelizmente, não podemos aparecer. No muito, optamos por fotos tipo plano americano (sempre de canga) mostrando a praia ao fundo de nós. Às vezes, a gente tira foto só do pé também...

- Fazer um esforço danado para emagrecer e ninguém perceber que vc está perdendo peso. Logo depois que tive a minha filha, fiquei bem mais gordinha do que agora. Um belo dia, voltando do consultório do Dr. Geraldo, toda empolgada porque tinha perdido SEIS quilos, um infeliz que se diz meu amigo me para no corredor e diz (ele se achou no direito) : já passou da hora de vc começar a emagrecer, não?!! Tive vontade de chorar.

- Ter que ouvir algumas pessoas dizendo: "vc nunca mais vai ter o corpinho de antes...." Minha mãe mesmo é mestra nisso. Às vezes, vendo algumas fotos antigas minhas, ela fica apontando a cinturinha e diz: "com essa idade, vc não fica assim, mais não." A minha própria mãe...

- Não ser compreendido pelo resto dos mortais. Todo mundo tende a achar que o excesso de peso tem a ver com "falta de vergonha na cara". Ora, não conheço nenhum gordinho (ou obeso mesmo) que goste da sua condição. A questão é muito complexa e, embora exija, sim, doses generosas de atitude e decisão, tem a ver com questões psíquicas e comportamentais muito complexas. Odeio que trata gordo como se ele fosse apenas um fraco.

- Ah! tem mais uma: experimentar sapato em público. Quem tem barriga grande (ou já viu quem
tem) tentando calçar sapatos na loja sabe do que estou falando. A gente dobra, dobra, dobra, e a barriga não deixa chegar até o pé para enfiar o bendito. É preciso por a perninha de lado, por cima do assento ( se houver espaço) e tentar o encaixe. Cadê o vendedor que nessa hora cruza os braços e fica esperando para ver o desfecho da cena?!!! Credo! Que falta de humanidade...

Bom, existem mais um milhão de "as piores coisas de não ser magro", mas não dá pra falar de todas elas aqui.

E vc? O que acrescentaria à lista?

2 comentários:

  1. Uma situação que me mata é acharem que estou grávida. Fico deprimida, irritada, p. da vida mesmo!
    Uma vez fui grossa com uma pessoa que veio toda engraçadinha me perguntar: não estou grávida, estou GORDA! E a pessoa quase morreu de sem graça.
    Que coisa desagradável! É da conta de alguém? Por que a humanidade fica controlando o peso alheio?
    Nós, mais do que qualquer pessoa, sabemos que estamos acima do peso! Já temos inimigos ou delatores suficientes: calça apertada, espelho, fome, revistas, BBB, etc...
    Minha mãe sempre dizia: "minha filha, emagreça..." Hj ela mudou de estrátegia: "minha filha, vc é tão linda, mas se estivesse mais magrinha..."
    Olha, pessoal, gordo é humilhado demais. E viver em família de magros é pior ainda. Digo isso pq minhas irmãs e mãe são super hiper mega magras e sempre que me encontram insistem em dizer que estão barrigudas, com pneuzinhos, etc... Me poupem, né?
    Afe!

    ResponderExcluir
  2. Vá e Pri, só vcs mesmo pra me fazerem rir ... Adorei as situações, são trágicas, mas também cômicas, tirando a da grávida! Que gente mais manoteira, supera nós todas juntas na manota!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir