segunda-feira, 1 de março de 2010

Julie, Julia e eu

Depois de um longo jejum de cinema, fui ao Cineclube Savassi, no sábado, para assistir Julie e Julia, um filme lindo com AmyAdams e Meryl Streep. Amei!!!

A comida é o tema central da trama e quase dava para sentir o aroma e o sabor dos pratos que as protagonistas preparavam e deciliciavam. Era só coisa boa, meu Deus!

Amy vive a personagem Julie, uma mulher de trinta anos, entediada com o trabalho e que decide testar as receitas de uma mestra na cozinha francesa, Julia, vivida por Meryl Streep. Todos os dias, Julie relata os resultados de seus pratos num blog cada vez mais lido e apreciado.

A comida, como disse, é o tema central. É o elemento de resgate na vida de ambas, o que norteia, da sentido e, acima de tudo, prazer.

Enquanto Julie e Julia, cada uma no seu tempo e com seus objetivos, vivem com o pensamento fixado no próximo prato, na próxima receita, me vejo em plena dieta, fazendo um esforço danado para ingerir a menor quantidade possível de alimento e gastar as reservas adiposas que se acumularam em mim.

Ai que inveja de Julie e Julia, que podem se dar ao desfrute de uma receita nova a cada dia. Ai que inveja delas, que sabem fazer da comida, sempre, um motivo de celebração.

Não comem para se empanturrar, elas saboreiam. Não se lambuzam em ingredientes para afogar a ansiedade ou para tapar o buraco negro de uma fome que nem mesmo sabem de quê.

Sim, exatamente como eu, vc também já deve ter engolido prato de miojo, pão com qualquer coisa, pacotes de bala de péssima qualidade, refrigereco, barras de chocolate parafinado, salgadinhos meia boca e uma infinidade de outras guloseimas, só para manter ocupada a boquinha nervosa...

Na ânsia de comer, acabamos escolhendo mal os alimentos, optando pelos "nem tão saborosos assim" e nem de longe nutritivos.

Para ser magra, é preciso ser diferente, pois. Não quer dizer, necessariamente, se privar das delícias, das comidas realmente saborosas, mas seria necessário aprender a controlar quantidade e o ritmo ao comer. Sim, sim: a a pressa é inimiga da magreza!!!

Bom mesmo seria adotar uma espécie de ritual, o mesmo que praticam Julie e Julia, e que começa com a escolha dos bons ingredientes, vem seguido do preparo cuidadoso e amoroso e, por fim, a degustação.

Enquanto não atinjo o peso ideal, vou ter que continuar com as linhas diet e light mas, depois, quero ter a chance de praticar o que aprendi com Julie e Julia sobre o bem comer. Sei que NUNCA vou poder deixar de contar calorias mas, aprendendo a comer menos, vou poder comer muito MELHOR.

P.S Eu sei que vcs devem querer saber como me comportei no fim de semana. Bom, fui ao aniversário da minha irmã e até comi um pouquinho de sobremesa. Mas não repiti nada e, por isso, mesmo que o Dr. Geraldo considere minha atitude um deslize, estou feliz com minha dedicação. Em outros tempos, eu só pararia de comer quando a sobremesa acabasse...

Um comentário:

  1. Oi, Vavá,
    eu tb sai desse filme com água na boca. Minha vontade era devorar todos aqueles pratos maravilhosos!
    Concordo com vc que nós, cheinhas e bocas nervosas, comemos mal e sem discernimento. Quantas vezes me arrependi de um salgadinho ou sanduíche que tinha a cara ótima, mas era o maior engasga lobo? Aí entra a culpa, a raiva, a promessa de nunca mais repetir tamanha besteira, etc...
    Se é pra engordar, que pelo menos seja com qualidade, né?
    Bom, vc está de parabéns pela disciplina no aniversário! Temos que pensar como os AAs: um dia de cada vez.
    Bjs.

    ResponderExcluir