quinta-feira, 25 de março de 2010

Tudo conspira contra mim

Depois de 30 dias de dieta, três quilos perdidos. O Dr. Geraldo considera o resultado bom, especialmente para mim, que sou absolutamente sedentária...
Confesso que fiquei frustrada depois de pesar. Embora eu já quisesse ter perdido uns dez quilos, eliminar pelo menos dois, já me deixaria mais empolgada.

O fato é que, depois da consulta, passei o dia matutando sobre as possíveis causas do meu "baixo" desempenho.

Seria alguma conspiração do universo, realinhando os astros de forma a dificultar minha perda dos malditos quilinhos ou me obrigando a ser tão pesadona quanto o meu regente, Júpiter?!!!

Seria, possivelmente, alguma artimanha do meu organismo que, à revelia de mim mesma, decidiu que devo inflar no período pré-menstrual?!!!

Será que, com toda a ansiedade vivida nos últimos dias, acabei ingerindo, sem me dar conta, calorias a mais?!!!

Ou será que foram os seis ou sete biscoitos cream craker lambuzadinhos de manteira que eu comi na véspera da consulta e não tive que prestar contas pro D. Geraldo, porque o meu diário de calorias já havia chegado ao fim?!!!

Seria castigo? Puro castigo por algum pecado que cometi?!!!

Não consigo achar respostas, queridas seguidoras, mas devo admitir que a coisa anda lenta, muito lenta. E a tendência é que fique mais devagar ainda, daqui pra frente.

Conversando com uma nutricionista, ela me explicou: no início da dieta, a gente perde mais peso porque o metabolismo está mais acelerado, no ritmo de quando comíamos como verdadeiras trituradoras.

Passado um tempinho do regime, ele "acorda", percebe que estamos ingerindo menos alimento e dá aquela freiada ao deduzir que, se comemos menos, temos que "gastar menos". Num processo gradativo, ele vai ficando cada vez mais lerdo, até dar aquela emperrada fatal, que é o momento quando a gente não perdeu toda a banha que precisava, não aguenta mais a vida light e diet, e fica estacionada no peso.

É essa mesma lógica que faz a gente ter a sensação de que engordou o dobro depois de uma dieta, quando voltamos ao nosso padrão normal de alimentação: mais comida com o metabolismo mais lento só podia dar encrenca mesmo...

Portanto, queridas, não seria injusto dizer que o metabolismo é o principal inimigo de nossa dieta. E ainda tem gente que diz que se trata de um mecanismo inteligente do nosso organismo. Lá no tempo das cavernas, podia até ser. No meu caso, considero esse processo de ajuste uma maldição, uma verdadeira sabotagem, um balde de água fria na minha força de vontade e determinação.

Para quem tem tempo e disposição para malhar, o que não é o meu caso, até existe uma saída capaz de tapear o famigerado metabolismo.

O caminho é evitar a perda de massa magra, que sempre acontece num processo de perda de peso, em maior ou menor grau. A produção de massa magra é um verdadeiro combustível do metabolismo. Quanto mais massa magra nosso corpo tiver, mais facilmente o metabolismo anda.

Uma forma de diminuir, ou mesmo de evitar a perda de massa magra na dieta (e, consequentemente, manter o metabolismo trabalhando a contento), seria, justamente, dar estímulo aos músculos, fazendo os tais exercícios anaeróbicos.

Sim, sim! Estou falando, por exemplo, da praga da musculação. Puxar ferro, afinal, serve mesmo para alguma coisa!...

Embora esteja convencida da importância de malhar os músculos, ainda não posso afirmar que vá correr para a academia. O mais provável é que eu continue correndo dela.

O que prometi pro Dr. Geraldo foi resgatar aquela velha esteira encalhada na casa da minha mãe (já falei sobre ela aqui, lembra?). No próximo fim de semana, acredito que ela estará instalada na minha casa, se é que ela já não está enferrujada ou com algum outro defeito por falta de uso...

Um comentário:

  1. Concordo com vc em gênero, número e grau! Como resolver esse sentimento de frustração??

    ResponderExcluir